Dr. Reginaldo de Oliveira

1- Como a Cirurgia Plástica do Abdome pode te ajudar?

  • retirada de excesso de pele, ou barriga em avental (“pança”, “pochete”);
  • retirar e diminuir a flacidez (“barriga mole”);
  • corrigir o umbigo;
  • melhorar a cintura (deixar mais feminina);
  • tratar hérnias do abdome;
  • corrigir abaulamento e diástase de músculo;
  • fazer as cirurgias reparadoras após a perda de peso, muito comum após a cirurgia bariátrica;
  • associar com cirurgias do contorno corporal, como a lipoaspiração;
  • melhorar o resultado associado no contorno corporal de outras cirurgias, como a braquioplastia, cruroplastia, gluteoplastia e mamas.

Dr. Reginaldo Cirurgia Plástica Rinoplastia Nariz Mama Redução Prótese de Silicone Abdome Face Pálpebra

Dr. Reginaldo tem experiência em Abdominoplastia, Tratamento de Diástase de Retos Abdominais e Correção de Hérnia Umbilical, mais de 11 anos de formação e mais de 10 anos de experiência em Cirurgia Plástica.

2- Abdominoplastia

O Abdome é a região anatômica do ser humano que contém órgãos do Aparelho Digestivo, Urinário, Reprodutor e Imunológico. 

A Parede Abdominal tem a função de proteger órgãos, regulação térmica e reserva energética, e é formada por músculos, gordura, pele e outros tecidos. 

O envelhecimento, ganho e perda de peso, gravidez, cirurgias no abdome e atividade física modificam ao longo dos anos a estrutura e dinâmica da Parede Abdominal.

 As principais queixas abdominais dos pacientes são o excesso de pele (abdome em “avental”, “pochete”, “pança”), insatisfação com o umbigo, hérnias, diástase do Músculo Reto Abdominal e acúmulo de gordura em Flancos (“pneus”). 

A Abdominoplastia é o procedimento que com uma incisão (corte) baixa, que fica escondida na roupa íntima, eleva toda a pele e gordura do abdome, corrige hérnias e diástase, reposiciona o umbigo, e retira o excesso de pele.

Também é feita uma incisão (corte) em torno do umbigo, para refazer e reconstruir, tratando o umbigo caído ou deformado, sendo possível corrigir hérnia caso exista.

O formato do corte e das cicatrizes resultantes devem ser bem escolhidas e diferentes na mulher e no homem.

Na mulher deve ter formato mais curvo e arqueado (feminino), e no homem mais retilíneo (masculino).

A cirurgia pode ser combinada com outras de Contorno Corporal, como as Mamas, Lipoaspiração, Gluetoplastia, Braquioplastia e Coxoplastia.

Cirurgia Plástica Rinoplastia Nariz Mamas Redução Prótese de Silicone Abdome Abdominoplastia

A Cirurgia Plástica do Abdome, a Abdominoplastia pode te dar resultados naturais, elegantes e seguros, corrigindo a flacidez e retirando o excesso de pele.

3- Dr. Reginaldo é o Cirurgião Plástico com experiência em Abdominoplastia

O Dr. Reginaldo de Oliveira é Cirurgião Plástico (CRM SP 143161 RQE 64209), especialista em Abdome (Abdominoplastia), Correção de Diástase e Hérnia no umbigo.

Seu atendimento é Humanizado, Personalizado e Individual.

Apresenta resultados Naturais, Elegantes e Seguros.

Tem como princípio a Cirurgia Plástica Precisa, Detalhista e Customizada. 

Dr. Reginaldo tem 10 anos de atuação em Cirurgia Plástica.

É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e membro da American Society of Plastic Surgeons (ASPS).

Tem mais de 11 anos de formação acadêmica e científica com Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira, MEC e SBCP.

Apresentou trabalhos em Congressos Nacionais e Internacional, Plastic Surgery the Meeting em Boston, EUA.

Realizou Estágios em Cirurgia Plástica e Rinoplastia nos Estados Unidos – Dallas, Atlanta e Los Angeles, EUA.

4- Umbigo (Onfaloplastia)

O umbigo é um remanescente natural do cordão umbilical, onde passa os nutrientes para nós quando ainda estamos no útero das nossas mães.

Durante a vida fetal, toda a nutrição do bebê em desenvolvimento é realizada pela mãe através da placenta para o cordão umbilical.

Após o nascimento e secção do cordão, fica um remanescente cicatricial, o coto umbilical, ou cicatriz umbilical, o umbigo.

O umbigo tem uma posição central no abdome, respeitadas as devidas proporções, e geralmente está localizado numa linha transversal no limite superior das cristas ilíacas ântero-superiores.

O umbigo em sua anatomia consta de quatro partes: rodete (contorno superior), sulco (transição à parte funda), cicatriz (coto no fundo), e mamelão (superfície do fundo).

O umbigo pode apresentar várias formas, como um umbigo caído, deformado, triste, fundo, prolapsado, e até estar sem umbigo, e ocorrer a presença de hérnia umbilical.

A correção do umbigo, ou onfaloplastia, ou umbilicoplastia, é uma etapa primordial nas cirurgias do Abdome ou Abdominoplastia.

Na cirurgia é possível, modificar a forma do Umbigo, reduzir, deixa fundo, menor, suspender e reposicionar, e corrigir a hérnia umbilical.

5- Hérnia (Hérnias da Parede Abdominal, Umbigo)

Atrás da pele e da gordura do abdome, temos outras camadas que constituem a Parede Abdominal.

Além das fascias e aponeurose (tecido que reveste o músculo), temos os Músculos do Abdome.

Os principais são os Retos Abdominais, os Oblíquos Externos e os Oblíquos Internos.

O músculo mais forte do Abdome é o Reto Abdominal.

Ele estão na parte central do abdome e ocupa uma grande extensão, com origem na pelve e pubis, e inserção no gradil costal.

Ele tem a função de contrair o tórax sobre o abdome, ou “dobrar” o nosso tórax sobre a cintura.

Além desta função de movimento, os músculos têm uma importante função de proteção  e contenção dos órgãos intra-abdominais.

A Hérnia é uma fraqueza na parede abdominal, ou seja nos músculos, que permite a passagem de conteúdo intra-abdominal, para fora, numa posição entre a gordura abaixo da pele.

Esta falha de contenção leva a uma perda da proteção do conteúdo intra-abdominal, permitindo a saída (protrusão), principalmente, da gordura intra-abdominal, mas também pode haver a passagem de órgãos como o intestino.

A falha da proteção leva a formação de um canal constante, revestido por tecido conjuntivo, chamado de Hérnia.

A hérnia mais conhecida e comum é a Hérnia Umbilical, e geralmente contém a gordura pré-peritoneal intra-abdominal.

Ela é fácil de ser reconhecida, pois geralmente forma um abaulamento no umbigo, ou um caroço, uma aparência de umbigo gordo, mas também pode levar a dor, mau cheiro, e até feridas e perfurações.

A cirurgia retira esta gordura e fecha o canal da hérnia, sendo reconstruído o umbigo com uma Cirurgia Plástica.

Nos casos de hérnias grandes, graves ou recidivadas pode ser necessário o uso de uma tela.

6- Diástase (Afastamento dos Músculos Retos Abdominais, Abaulamento)

Atrás da pele e da gordura do abdome, temos outras camadas que constituem a Parede Abdominal.

Além das fascias e aponeurose (tecido que reveste o músculo), temos os Músculos do Abdome.

Os principais são os Retos Abdominais, os Oblíquos Externos e os Oblíquos Internos.

O músculo mais forte do Abdome é o Reto Abdominal.

Ele estão na parte central do abdome e ocupa uma grande extensão, com origem na pelve e pubis, e inserção no gradil costal.

Ele tem a função de contrair o tórax sobre o abdome, ou “dobrar” o nosso tórax sobre a cintura.

Além desta função de movimento, os músculos têm uma importante função de proteção  e contenção dos órgãos intra-abdominais.

O afastamento do músculos do abdome da sua posição original, deixando uma área central do abdome desprotegida, é denominado Diástase. 

A diástase mais conhecida é a dos Músculos Retos Abdominais, sendo geralmente causada por gravidez, obesidade, tosse crônica, tabagismo e atividades físicas inadequadas.

A diástase leva a um abaulamento do abdome, perda da cintura e do contorno abdominal, e pode causar dor,  hérnias e dificuldade em realizar abdominal na academia de ginástica.

O tratamento consiste na reposição dos músculos à sua posição original com plicatura (amarração) com fios cirúrgicos, e tela se necessária, repouso no pós-operatório, e uso de cinta abdominal.

Este tratamento é um importante aliado na Abdominoplastia quando é feita a correção de hérnia no umbigo e melhora do seu formato, a retirada do excesso de pele do abdome e a correção da diástase com melhora da cintura, providenciando um corpo mais esguio e feminino.

Cirurgia Plástica Rinoplastia Nariz Mamas Redução Prótese de Silicone Abdome Abdominoplastia

A Abdominoplastia pode ser associada a correção de hérnia umbilical e o tratamento da diástase dos músculos retos abdominais, proporcionando uma melhora no contorno de abdome e cintura feminina.

7- Cirurgia Plástica do Contorno Corporal

No Contorno Corporal, o Cirurgião Plástico avalia todo o Corpo da Paciente (Mama, Quadril, Bumbum, Cintura, Coxa, Perna, Braço e Abdome) para uniformizar e deixar  o mais proporcional possível. 

As Cirurgias mais associadas ao Contorno Corporal são a Abdominoplastia, Lipoaspiração, Gluteoplastia e Mamas, que culturalmente no Brasil, são as partes do Corpo mais valorizadas.

A Lipoescultura consiste na Lipoaspiração de Gordura onde há em excesso, geralmente, em flancos, dorso, abdome e coxas, e redistribui para onde há pouco volume, geralmente, em Glúteo através da Lipoenxertia (injeção de Gordura).

A Gluteoplastia é a Cirurgia Plástica para aumento do Bumbum (Brazilian Butt Lift) e consiste na Injeção de Gordura no Glúteo ou implantação de Prótese de Silicone.

A Abdominoplastia envolve a retirada de excesso de pele, flacidez e gordura abdominal, tratamento de flacidez da Parede Abdominal com correção de Diástase dos Músculos Retos Abdominais e Hérnias e reposicionamento do Umbigo, através de uma incisão (corte) baixa escondida a nível das roupas íntimas. 

A Cirurgia Mamária corrige defeitos e deformidades da Mama, quando há pouco volume (Aumento) com colocação de Prótese de Silicone, excesso de pele (Suspensão / Mastopexia), e muito volume e peso (Mamoplastia Redutora).

Outras Cirurgias associadas ao Contorno Corporal são:

  • Braquioplastia (retirada de excesso de pele e gordura nos Braços)
  • Cruroplastia / Coxoplastia (retirada de excesso de pele e gordura nas pernas)
  • Aumento de Panturrilha (para aumentar o Contorno das pernas através de Lipoenxertia ou Prótese de Silicone)

O Contorno Facial também pode ser melhorado através da Perfiloplastia (tratamento do Perfil Facial) com procedimentos como: Rinoplastia, Mentoplastia (Queixo), Suspensão e Aumento Labial, tratamento do Pescoço e Suspensão de Face, a Ritidoplastia.

8- Lipoaspiração

O ganho de peso e a predisposição genética leva a ganho de gordura corporal e acúmulo em algumas áreas do corpo. 

O gênero (masculino e feminino) também pode influenciar, levando mulheres ao acúmulo preferencialmente em glúteos, coxas, flancos e mamas, e os homens em abdome. 

A Lipoaspiração é um procedimento que consiste no uso de uma pequena incisão (corte) em pele, introdução de uma cânula metálica conectada a um aparelho de aspiração (Lipoaspirador), e com movimento repetidos e seriados, a gordura corporal é aspirada. 

A gordura pode ser coletada e utilizada para injeção (Lipoenxertia), que é comum em casos de Aumento de Glúteo (Gluteoplastia), Cirurgia da Face (Ritidoplastia), Reconstrução Mamária e Aumento de Mamas.

A Lipoaspiração pode ser combinada com outras cirurgias, sendo bastante associada a Plástica do Abdome (Abdominoplastia).  

É bem indicada para retirada de gordura acumulada em abdome, flancos, dorso, axilas, braços, coxas e pescoço. 

As incisões (cortes) utilizados para colocar a cânula são pequenas e em locais escondidos por roupas. 

A retirada de gordura deve ter limites relacionados ao peso do paciente e a extensão corporal, e ser realizada com segurança por profissional competente em Cirurgia Plástica.

9- Gluteoplastia

A Gluteoplastia (Cirurgia Plástica do Bumbum, Brazilian Butt Lift) é o procedimento indicado para pacientes insatisfeitos com o tamanho, volume, projeção e flacidez do Glúteo, que podem ser constitucionais ou uma consequência do Envelhecimento. 

A Gluteoplastia de Aumento  realiza o aumento com Gordura (Lipoenxertia) ou Próteses de Silicone

A Lipoaspiração coleta gordura de Abdome, Flancos e Dorso, que é introduzida em Glúteo através de cânulas e seringas. 

A Prótese de Silicone é colocada através de incisão (corte) na pele e introduzida dentro do Músculo Glúteo Máximo. 

É bem indicada nos casos de insatisfação com o tamanho do Bumbum, perda de peso excessivo, ou submetidos a Cirurgia Bariátrica, e pessoas idosas.  

10- Braquioplastia

A Braquioplastia é o procedimento para tratamento do excesso de pele e gordura nos Braços. 

É muito comum em pacientes que tiveram grande perda de peso, como nos pacientes que fazem Cirurgia Bariátrica. 

Nos casos em que há pouco excesso de pele e somente aumento de gordura, a Lipoaspiração é indicada. 

Nos casos em que há somente excesso de pele, é indicado a Braquioplastia. 

Quando há excesso de ambas, a cirurgia realizada é a Braquioplastia com Lipoaspiração. 

A incisão (corte) fica escondida na face medial do Braço, podendo ser coberta com roupas adequadas. 

Em alguns casos, pode ser utilizada uma incisão restrita a Axila.

11- Cruroplastia

A Cruroplastia (Cirurgia Plástica da Coxa, Coxoplastia) é um procedimento indicado para retirada do excesso de pele e flacidez das Coxas, muito comum nos casos de grande perda de peso, como nos pacientes submetidos a Cirurgia Bariátrica. 

Utiliza incisões (cortes) na pele medial da coxa, que pode se estender até a raiz de coxa ou sulco infraglúteo. 

A Lipoaspiração de acúmulo de gordura na face lateral ou medial da Coxa também é possível em alguns casos que não apresentam muita flacidez e excesso de pele. 

A injeção de gordura (Lipoenxertia) também é um procedimento possível nos pacientes com queixa de  “coxas finas”.

12- Aumento de Panturrilha

A Cirurgia Plástica da Perna (Aumento de Panturrilha) é indicado em casos de insatisfação com o contorno das pernas, assimetrias, sequelas de paralisia infantil e desproporção entre as pernas e o resto do corpo. 

Pode ser realizada por injeção de gordura (Lipoenxertia) lipoaspirada de outras áreas do corpo, ou por inclusão de Prótese de Silicone. 

A incisão (corte) na pele fica camuflada na Fossa Poplítea.

13- Como devo me preparar para a minha Cirurgia Plástica?

A Cirurgia Plástica é atraente e encantadora. 

Pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando beleza, restaurando a forma corporal, devolvendo a função de um orgão, ou tratando doenças, sendo muito comum antes da cirurgia a seguinte pergunta: “Como devo me preparar para a minha Cirurgia Plástica?”

Toda cirurgia exige uma preparação pelo paciente. 

Inicialmente, comparecer nas consultas com o Cirurgião Plástico ajudará na decisão correta, sendo necessário o paciente estar bem, ter certeza que quer realizar a cirurgia, que confia na equipe que escolheu e que não tem mais dúvidas sobre o procedimento. 

O próximo passo será realizar os exames pedidos. 

Na consulta, o paciente deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que explica tudo o que foi conversado, esclarecendo detalhes e demonstrando a preocupação do Cirurgião pelo paciente estar bem orientado. 

É essencial que a cirurgia seja realizada no momento adequado, quando consegue conciliar a vida financeira, pessoal, familiar e profissional.

16- Qual é o custo de uma Cirurgia Plástica? (Investimento, Valor, Preço e Consulta)

A princípio devemos entender que quando você toma a decisão de realizar uma Cirurgia Plástica deve entender como um Investimento. 

Porque você estará investindo na melhora da sua qualidade de vida, na sua auto estima, na sua confiança, no seu bem estar, por fim, estará investindo em você mesma!

O Valor de uma Cirurgia Plástica é muito diferente de custo ou preço. 

O Valor é aquilo real que você sentirá após o resultado da sua cirurgia. 

É buscar um profissional adequado, Cirurgião Plástico com experiência, que possa te dar o melhor atendimento e oferecer o maior cuidado com você. 

Este Valor que ele te entregará não pode ser comparado a custo ou preço.

O preço é o número matemático que você se organizará para investir na sua Cirurgia, no seu Sonho, na sua Valorização e Bem Pessoal!

Tudo começa com a consulta médica em que você perceberá todo o Valor que seu médico poderá te entregar e o quanto ele te valoriza.

A Cirurgia Plástica envolve um valor de investimento que agrega uma coleção de benefícios relatados no Orçamento. 

Quando desmembramos este valor, verificamos que todo o processo envolve uma equipe enorme de pessoas que estarão presentes para a segurança e cuidados da paciente antes, durante e após a cirurgia.

O orçamento consta com o valor da equipe cirúrgica, no qual haverá o Cirurgião Plástico principal (responsável pelas consultas, indicar o melhor procedimento e executá-lo), Cirurgião Plástico auxiliar (essencial para as decisões conjuntas e execução durante a cirurgia), Instrumentadora cirúrgica (organizar todo o material e curativos) e Anestesista (proteger o paciente e sua segurança, mantendo os sinais vitais). 

No orçamento também está descrito o custo hospitalar que representa a segurança de ser submetido a um procedimento, em local adequado, sob as regras da Vigilância Sanitária, onde haverá equipe médica, enfermagem, laboratórios, e suporte de Pronto-Socorro, UTI, e quartos de acomodação. 

Também envolve equipamentos de alta tecnologia usados na cirurgia e durante a anestesia, fios cirúrgicos, medicamentos para dor e antibióticos, e curativos. 

Este valor final hospitalar depende do Hospital onde a cirurgia será realizada, tempo de cirurgia necessária e materiais utilizados.

Também depende do tipo de Cirurgia que será necessária, o tipo de Abdominoplastia, se há correção de Diástase e Hérnia no umbigo… se há lipoaspiração ou outra cirurgia associada…

Além do custo médico e hospitalar, o paciente terá gastos com os medicamentos receitados, malhas elásticas, sutiãs e meias no pós-operatório, sessões de fisioterapia para drenagem linfática, e reserva financeira para caso haja alguma intercorrência.

17- Qual é o melhor momento para realizar a minha Cirurgia Plástica?

O melhor momento para fazer uma cirurgia plástica é quando o paciente organiza a sua vida pessoal, apresentando equilíbrio entre saúde mental e corporal, e caso haja problema físico ou psicológico é recomendado tratar com o especialista adequado antes da cirurgia. 

A preparação familiar também é essencial, pois as pessoas próximas devem ter conhecimento sobre os cuidados necessários, sendo adequado que o parente ou amigo (a) que ajudará, compareça nas consultas e no hospital. 

Neste momento, o paciente deve comunicar no emprego que precisará estar ausente por um período após a cirurgia, ou se realizará durante as férias, lembrando que algumas cirurgias precisam de um período maior de afastamento. 

Caso o paciente faça atividade física regular, deve estar ciente que precisará cessar por um período determinado, a fim de não comprometer os pontos cirúrgicos e a cicatriz.

A Cirurgia Plástica, portanto, exige muita dedicação tanto da equipe médica como do paciente. 

A adequada programação depende de fatores financeiros, pessoais, familiares e profissionais, que, invariavelmente, devem ser seguidos para obtenção do melhor resultado possível. 

A confiança na equipe médica, as consultas pré-operatórias e o acompanhamento rigoroso no pós-operatório determinam o sucesso dos procedimentos, minimizando riscos e complicações. 

Assim, toda cirurgia deve ser realizada somente após adequado planejamento e preparação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *